LogoLogo
Documentação de Temas
Documentação de Temas
  • 🚀COMECE POR AQUI
    • Temas Tray
    • Entenda o Tema
    • Meu primeiro tema
  • 💻Tray CLI
    • Instalação
    • Comandos
      • Erros Retornados
    • API para integrações Tray CLI
  • 🧱Construindo seu Template
    • Twig
      • O que é o Twig
      • Como ele é utilizado nos temas
      • Possibilidades de uso
      • Documentação para consulta
    • Visão Geral
      • Estrutura do Tema
      • Arquivo de configuração
      • Extensões de arquivos
      • Codificação de Arquivos
      • Avisos e Recomendações
      • Flags
    • Editor do Tema
      • Antigo
        • Como criar um Editor
        • Settings.html
      • Novo
        • Estrutura
          • Seções
          • Ícones
          • Componentes
            • Text
            • Textarea
            • Email
            • Number
            • Color
            • Checkbox
            • Radio
            • Select
            • Toggle
            • Upload
            • Tab
            • Alert
          • Exemplo de utilização
        • Thumb preview do tema
        • Imagens padrões
        • Como desabilitar e reabilitar?
      • Settings.json
    • Desenvolver
      • Atributo Google Analytics 4
      • Como adicionar o botão comprar na listagem dos produtos
      • Como criar um carrossel de produtos
      • Como inserir um vídeo na home da loja
      • Como manipular as variações de produtos
      • Como saber se o usuário está logado
      • Descontinuação do carrinho.php
      • Exibindo as formas de pagamento de um produto
      • Informação de preço com tempo de cache menor
      • Order Bump - Produtos Relacionados
      • Páginas Institucionais
      • Página de recuperação de senha
      • Página Live Shop
      • Recursos extras
      • Personalização das paginas de carrinho e checkout
    • Core Web Vitals
      • Desempenho
        • Lazyload
        • Primeira dobra
        • Fontes
        • Definição largura e altura
        • Sprite formas de pagamentos
      • Boas Práticas
        • Origem cruzada
      • Acessibilidade
        • Atributo Lang
        • Nome discernível
        • Atributo ALT
        • Contraste
        • IDs únicos
        • ARIA Labelled By
        • Tabindex
    • Otimizar e Medir
      • Carregamento na home
      • Layout AMP
      • Utilizando PWA na loja
    • Referências
      • Objetos
        • banner
        • breadcrumb
        • category
        • categories
        • filters
        • filter_options
        • links
        • pages
        • paginate
        • paymentMethods
        • product
        • productTabs
        • products
        • productFeatured
        • seals
        • search
        • settings
        • store
        • tags
        • tray
        • themePath
        • utils
      • Funções
        • asset()
        • Brands()
        • Categories()
        • Image()
        • Products()
        • Translation()
      • Data Attributes
        • Banners
        • Cart
        • Compare
        • Filter
        • Logged User
        • Search (Suggestion)
      • Componentes
        • Adicionar ao carrinho sem sair da página
        • Banner Desconto Progressivo
        • Banner extra com contagem de cliques
        • Banner Régua
        • Banner Rotativo
        • Botão "Voltar para o topo"
        • Botões Quantidade
        • Carrinho Lateral
        • Exibir a segunda imagem ao passar o mouse
        • Filtro Inteligente
        • Link flutuante para Whatsapp
        • Menu de Categorias
        • Menu de Categorias em 3 Níveis
        • Menu de Categorias com ver mais categorias
        • Menu de Categorias com Imagens
        • Menu de Categorias com Imagens - Hover
        • Menu de Categorias com produto
        • Menu de Marcas
        • Modal de Ofertas
        • Notícias com imagem na home
        • Novo Filtro Inteligente
        • Paginação
        • Porcentagem Desconto
        • Popup de Newsletter
        • Star Ranking
        • Selos da Loja
        • Selos do produto
        • Showcase ( List / Grid )
        • Topo Flutuante
        • Tray Login
        • Whatsapp flutuante
    • APIs Disponíveis
      • Busca
      • Carrinho de Compra
      • Categorias
      • Produtos
      • Variações de Produto
  • ✔️Homologação
    • Loja de Temas Tray
    • Requerimentos
      • Exclusividade
      • Identidade única
      • Estrutura necessária
      • Funcionalidades
      • Nova Busca e Filtro inteligente
      • Selos de produtos
      • Google Lighthouse
      • Consistência e funcionalidade
      • Compatibilidade com navegadores
      • Assets
      • Otimização para buscadores (SEO)
      • Acessibilidade
      • Configurações
      • Sistema de cores
      • Imagens responsivas
      • Nomes dos temas
      • Versionamento e notas de lançamento
      • Lojas demonstrativas
      • Documentação e suporte
    • Checklist obrigatório
    • Templates
    • Homologando o tema
    • Atualizando o tema
    • FAQ
  • 📣NOVIDADES
    • Tray CLI
    • Checklist
    • Tema Draft
    • Novo Editor
Powered by GitBook
On this page
  • 1 . Reduza o tamanho das imagens
  • 2. Faça upload das imagens no tamanho em que serão utilizadas.
  • 3. Adie o carregamento de imagens não visíveis
  • 4. Minifique HTML, CSS, e Javascript
  • 5. Elimine recursos que impedem a renderização
  • 6. Faça o carregamento de scripts js ao final da página
  • 7. Acompanhe as métricas de performance da sua loja

Was this helpful?

  1. Construindo seu Template
  2. Otimizar e Medir

Carregamento na home

PreviousOtimizar e MedirNextLayout AMP

Last updated 2 years ago

Was this helpful?

O tempo de carregamento das páginas da loja virtual é muito importante, quanto mais eficiente é esse carregamento, mais chances a loja tem de converter novas vendas.

Para melhorar a performance da sua loja, segue abaixo 7 dicas para melhorar ainda mais o tempo de carregamento:

1 . Reduza o tamanho das imagens

Imagens muito grandes com uma resolução muito maior do que a necessária podem prejudicar o carregamento da sua loja, pois sempre que a pagina é carregada, também é feito o download dessas imagens, impactando no carregamento das demais informações na loja.

Nesse caso, é possível utilizar algumas ferramentas para otimizar essas imagens sem interferir em sua qualidade. Seque abaixo algumas sugestões de ferramentas que fazem essa compactação em imagens:

2. Faça upload das imagens no tamanho em que serão utilizadas.

Principalmente para Banners, é recomendado que as imagens sejam carregadas exatamente no tamanho que serão exibidas na loja, pois o redimensionamento através do css pode atrasar seu carregamento, além de ter um tamanho bem maior do que o necessário.

3. Adie o carregamento de imagens não visíveis

Mesmo as imagens que não estão visíveis podem prejudicar o tempo de carregamento, pois mesmo não estando visíveis aparentemente, elas são carregadas de uma vez assim que a página é acessada, dessa forma para evitar esse gargalo, o ideal é adiar o carregamento das imagens que não são exibidas.

Com isso as imagens vão aparecendo à medida em que ocorre o rolamento da página ou carrosséis de imagens. Hoje há um recurso chamado Lazy Load que deve ser utilizado nesses casos.

Atualmente há diversas bibliotecas de scripts que aplicam essa funcionalidade.

4. Minifique HTML, CSS, e Javascript

Nos arquivos do tema, mesmo os "espaço em branco" e "quebras de linhas" são tidos como caracteres, dessa forma é recomendável que esses espaços sejam removidos, já que não influenciam no conteúdo e ocupam um espaço no tempo de carregamento.

Hoje há diversas ferramentas, tanto de desenvolvimento quanto manuais para realizar esse processo.

Para os arquivos HTML, na plataforma utilizamos a tag abaixo para realizar sua minificação e para isso você pode adicionar a tag na primeira linha do arquivo layouts/default.html

{% spaceless %}

E a linha abaixo, na última linha desse mesmo arquivo:

{% endspaceless %}

Segue um exemplo de como ficaria:

{% spaceless %}
<!doctype html>
<html>
	<head>    
	    ...
	</head>
	<body>
		...
	</body>
</html>
{% endspaceless %}

5. Elimine recursos que impedem a renderização

Apesar de ser um pouco complexo, é algo primordial com relação ao carregamento das páginas da loja, alguns scripts bloqueiam a renderização de páginas, ou seja enquanto esses scripts não são carregados por completo, nenhum outro elemento é carregado.

Para resolver essa questão é necessário carregar esses scripts de forma assíncrona/incrona, ou seja, de forma que o seu carregamento não impacte no carregamento de elementos posteriores e para isso a algumas técnicas de desenvolvimento que devem ser adotadas, visando que esse problema não ocorra, como por exemplo a utilização da tag async no chamado de alguns scripts.

6. Faça o carregamento de scripts js ao final da página

As páginas do site são lidas sempre em ordem vertical, ou seja, inicialmente é lido o head, só então conteúdo do body e assim por diante, dessa forma é recomendado que os arquivos de estilização sejam carregados primeiramente para que no momento do carregamento a página não fiquem desconfiguradas.

Como os arquivos de scripts são responsáveis pelas ações da página, ele deve ser carregado apenas após todos os outros elementos.

7. Acompanhe as métricas de performance da sua loja

Ficar por dentro das novidades do que pode ser melhorado é essencial, para isso há diversas ferramentas como o PageSpeed, Lighthousee, o GTmetrix, e com essas ferramentas é possível verificar quais arquivos impactam no carregamento, além de ter um caminho para melhorar a performance da sua loja.

Acompanhar essas plataformas é essencial, no entanto não deve ser uma obsessão alcançar 100/100, pois diversos fatores são levados em consideração nessas análises, além de ser quase impossível, pois muitas vezes para melhorar a pontuação, outros pontos são prejudicados, como a experiência do usuário por exemplo.

Para outras dicas complementares, você pode acessar o artigo sobre Core Web Vitals, acessando o artigo

🧱
https://tinypng.com/
https://www.iloveimg.com/pt
Core Web Vitals: saiba tudo sobre essa nova atualização e o que você pode fazer para melhorar sua pontuação