FAQ

Esclarecemos alguns pontos que acreditamos que possa gerar mais dúvidas para todos nossos parceiros.

Por que não será mais permitido o nome da nossa empresa no tema?

Desejamos que a experiência de encontrar e comprar um novo tema seja a mais simples, fluida e incrível para os lojistas. Para isso queremos deixar os nomes dos temas mais simples e curtos, que facilitam o lojista a lembrar e se identificar com a identidade visual proposta.

Por que será limitado o número de temas homologados por parceiro por semana?

O desenvolvimento de temas não é uma tarefa simples e deve levar em consideração vários pontos, antes, durante e depois do desenvolvimento.

Entendemos que os esforços que os parceiros precisam colocar nessas tarefas não condizem com uma quantidade maior do que a estipulada.

Com isso iremos garantir que os temas desenvolvidos supram todas as necessidades dos lojistas, com qualidade e respeitando os recursos ofertados pela plataforma.

Promovendo esse ambiente podemos oferecer oportunidades iguais a todos os nossos parceiros de temas.

Precisamos seguir os templates de abertura de chamados propostos?

Sim! Esses templates criam uma padronização para a abertura dos chamados de homologação e atualização e ajudarão tanto nossos atendentes no fluxo de atendimento, tornando o processo mais rápido e fácil para o parceiro.

O checklist é obrigatório para homologar os temas na Loja de Temas Tray?

Sim! O checklist é um item essencial para homologar seu tema. Ele ajudará os parceiros a validarem se o tema atende os requerimentos mínimos para o processo e está alinhado com as funcionalidades da plataforma.

O checklist é obrigatório para projetos personalizados?

Não. Os projetos personalizados não são ofertados na Tray Store e portando não precisam seguir o checklist de homologação. Contudo, recomendamos o uso pois ele trará mais qualidade para seu projeto, poderá ajudar a determinar a precificação, diminuirá suporte, entre outros benefícios.

Verifiquei que um item está sendo indicado como obrigatório no item Requerimentos, mas opcional do checklist. Qual devo seguir?

As descrições dentro dessa documentação são finais, ou seja, para quando tiver passo o período de adaptação, que ocorre até o final desse ano. Dentro do checklist, o parceiro terá uma visão mais real do momento atual. Portanto, siga sempre o que o checklist recomendar.

Posso manter uma cópia do checklist no meu computador ou Google Drive para sempre que for fazer uma nova homologação usar ele?

Não! O checklist passará por atualizações constantes. Por isso é necessário que sempre que for fazer um novo processo de homologação obter uma nova cópia online, garantindo assim estar atualizado com os requerimentos necessários.

Por que foi criado os prazos para homologação e abertura de chamados?

Sabemos que estamos fazendo diversas modificações e queremos que esse processo seja o mais tranquilo para o parceiro. Por isso colocamos as datas limites com espaço grande entre elas para que os parceiros possam se adaptar aos novos requerimentos e processos.

Devo realmente seguir as recomendações do Core Web Vitals?

Sim! As Core Web Vitals são métricas essenciais para o Google e podem afetar a classificação das lojas nos resultados do Google.

As ações deverão ser feitas por todos os envolvidos: Plataforma, otimizando seus códigos e servidores, os Desenvolvedores, otimizando o código dos temas e seguindo as diretrizes impostas, e os Lojistas, otimizando os recursos usados e integrados na loja.

Posso forçar um estilo do meu tema, sobrepondo o que o lojista colocou?

Não! Todos os códigos inseridos pelo painel administrativo da loja pelo lojista devem ser respeitados sempre! O tema não pode forçar estilizações ou padrões que impeçam o lojista de sobrescreve-las.

Para imagens, vídeos e iframes, recomendamos envolve-los com uma div que defina um overflow: auto, width: 100% para que a loja não quebre em exibição mobile. O navegador se encarregará de colocar o scroll necessário.

Posso enviar arquivos .scss ou styl para os servidores?

Pode, entretanto não recomendamos essa prática. A compilação CSS nos servidores da Tray é algo que estamos desencorajando. A compilação local permite uma série de benefícios, como maior agilidade e facilidade, além de permitir usar tecnologias mais recentes ou mesmo em testes.

Ela permite ainda reduzir o tamanho do arquivo final do tema a ser disponibilizado aos lojistas, tornando a instalação ainda mais rápida para eles.

Caso queira disponibilizar o código .scss ou .styl para que os lojistas os compile localmente, recomendamos que faça-o através o seu site, em um arquivo separado do tema.

O requisito de taxa de contraste mínima se aplica para cores que os lojistas escolherem?

Não. A taxa de contraste mínima é requerida apenas para as cores padrões do tema. Caso o cliente opte por alterá-las, ele pode escolher cores que não atinjam o mínimo exigido. Entretanto, recomendamos que coloque um aviso alertando sobre isso e instruindo os lojistas.

Por que não posso usar Lorem Ipsum nos textos da loja?

Acreditamos que textos Lorem Ipsum não mostram o real potencial do tema para os lojistas, sendo difícil para eles entenderem como aquele formato se encaixaria em uma loja real.

Ao usar textos reais e pensados para uma loja online, mostramos todo o potencial, propomos uma ideia de uso e deixamos bem claro os limites do tema para formatação.

Meu tema não possui documentação ou ela não é em HTML. Precisarei mudar?

Sim! A documentação é uma parte essencial do tema. Será através dela que os lojistas entenderam como seu tema funciona nos mínimos detalhes e quais os passos necessários para fazer as configurações e iniciar a venda de produtos.

A falta de uma documentação apropriada aumenta as changes de uma devolução e avaliação negativa do seu produto, além de requerer mais interação do suporte com o lojista.

Exigimos a documentação em HTML pois dessa maneira o lojista poderá acessá-la de qualquer lugar, não terá que fazer downloads desnecessários e terá a melhor experiência em dispositivos móveis.

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