Integração com a Shopee

Liberada no dia 05/04/202

Estamos muito animados em anunciar que agora estamos integrados com a Shopee, uma das principais plataformas de comércio eletrônico do mundo.

Com uma ampla variedade de produtos, desde eletrônicos e roupas até produtos de beleza e alimentos, com essa integração, agora você poderá promover os seus produtos na Shopee com facilidade, aumentar as suas vendas e alcançar um público ainda maior.

Criação da conta

Antes de entrarmos a fundo nas configurações, é essencial que você já possua uma conta tipo vendedor na Shopee. Certifique-se de que seu cadastro esteja completo e tenha sido aprovado. Se você ainda não possui essa conta, acesse este link e clique em "Novo na Shopee? Cadastrar":

Configurando a integração

Com a conta já criada, vamos às configurações.

  • Em seu Painel Administrativo, no menu lateral clique em "Shopee";

  • Com a sua conta de vendedor já criada, você será direcionado para a tela inicial da integração. Observe que são exibidos todos os recursos que estão disponíveis e os que ainda estão por vir. Leia com atenção, e clique em "Começar";

  • Note que são disponibilizados alguns links na integração. São informações importantes e que você deve saber para ativar a integração. Clique em "Avançar":

  • Na próxima etapa deveremos autenticar a sua conta da Shopee. Habilite também a opção "Concordo com os termos de integração disponíveis no meu plano". Para saber mais sobre esses termos, acesse este link. Clique em "Realizar autenticação":

  • A seguir, você será direcionado ao ambiente da Shopee, onde basicamente deverá preencher os dados da sua conta tipo vendedor. Após isso, clique em "Log In":

🚨 Atenção: Atualmente é permitido somente a integração de um único apelido por loja. Já estamos viabilizando uma configuração para que futuramente você possa adicionar multi-apelidos.

  • Um código será encaminhado para o seu número de celular. Preencha o campo corretamente e faça a confirmação. Para isso, clique em "Verify":

Autorizando e Autenticando a Integração

Agora é hora de autorizar a Tray a ter acesso a sua conta na Shopee. Teremos acesso aos seus produtos, pedidos, informações de transações e informações relacionadas a promoções de sua loja.

  • Clique em "Autorizar essa Integradora/ERP":

  • Com a autenticação já realizada, poderemos seguir para o próximo passo. Clique em "Avançar":

Relacionando os Anúncios

Agora o sistema buscará os seus anúncios dentro da Shopee. Após a barra de progresso atingir os 100%, clique em "Avançar":

Por fim, vamos à última etapa: o Relacionamento de Anúncios. Esse procedimento visa relacionar os seus anúncios com os produtos da sua loja. É através deste processo que você conseguirá administrar seus anúncios e pedidos através da Tray, clique em "Relacionar Anúncios":

🚨 Pontos de Atenção:

Sobre os anúncios com variações:

  1. Neste momento, ainda não é possível relacionar anúncios com Kit de Produtos;

  2. O relacionamento pode ser feito com produtos simples ou produtos compostos, isso é, com variações;

  3. Por ora, essa integração não possibilita a importação do anúncio da Shopee como um produto novo na Tray, ou seja, criar produtos na Tray com base nos anúncios da Shopee.

  • O produto da loja obrigatoriamente deverá ter a mesma quantidade de variações ou mais que o anúncio. Se não tiver, uma alerta será exibida na tela com as orientações necessárias;

  • Se o anúncio tiver uma única variação só no marketplace, o relacionamento apenas poderá ser feito com o produto PAI.

  • Em seguida, uma modal aparecerá. Nela, basicamente você escolherá o produto que você deseja relacionar ao anúncio. Após isso, clique em "Selecionar". Observe que é possível procurar por código, produto ou referência do item em questão:

  • Em seguida, uma outra modal será exibida para que você confirme o relacionamento do anúncio com o produto da loja. Clique em "Relacionar anúncio":

  • Pronto! O relacionamento já estará feito e você conseguirá administrar seus anúncios através do painel da Tray.

Sobre a Sincronização de Anúncios:

Agora veremos as sincronizações que fazemos e que não fazemos até então com o anúncio que já está relacionado:

Sincronizações que Fazemos:

1. Sincronização de Preço igual da loja:

  • O mesmo preço do produto será refletido na Shopee;

  • Neste momento, não existe o preço "de-por", isso por limitação do próprio marketplace;

  • Em caso de produtos com promoções, enviaremos o preço em promoção;

  • Caso comece ou termine uma promoção, o preço do anúncio será atualizado;

  • Cada variação com um preço.

2. Sincronização de Status conforme a loja.

3. Sincronização de Estoque conforme a loja.

Sincronizações que Não Fazemos:

1. Imagens e Vídeos;

2. Ficha Técnica da Loja;

3. Prazo de Disponibilidade;

4. Descrição;

5. Título;

6. Garantia;

7. Exclusão ou Inclusão de Novas Variações;

8. Peso e Dimensões.

🚨 Atenção: A Calculadora de Preços é um recurso que em breve estará disponível. Com ela, você conseguirá sincronizar os preços da loja com acréscimo na Shopee.

Sobre a Inclusão de Novos Anúncios

O envio de novos anúncios consiste em selecionar os produtos que estão na Tray e realizar o envio para a Shopee.

Abaixo, veja em detalhes esse procedimento:

  • Na tela da integração, clique em "Incluir anúncios":

  • Selecione os produtos que deseja enviar:

  • Clique em "Avançar" no fim da página e faça as revisões necessárias para que o envio seja feito.

  • Caso esteja faltando algum dado no anúncio, você verá um alerta de "Correção pendente";

  • Após a revisão, clique em "Incluir anúncios - Página 1 de 1", também no fim da página.

Os produtos entrarão na fila de publicação e em breve serão criados!

🚨 Atenção: Até o presente momento, não enviamos Kit de produtos, produtos com mais de 50 variações, produtos sem imagens e produtos sem preço.

Sobre a Integração de Pedidos

Existem algumas regras quanto a integração de pedidos. Veremos abaixo todas elas:

  • Apenas integramos pedidos cuja data de criação deles na Shopee sejam posteriores à data de inclusão do apelido;

  • Apenas serão integrados pedidos que foram pagos;

  • Fazemos o envio da Nota Fiscal da Tray para a Shopee. Basta adicionar a nota dentro da Tray;

  • Fazemos a captura da Nota Fiscal da Shopee para a Tray apenas se inserido direto no marketplace;

  • Realizamos a captura do rastreio diretamente da Shopee;

  • Fazemos a captura da data de envio do pedido direto na Shopee;

  • A atualização de status se dá conforme a Shopee, então, caso você coloque um outro status, mesmo que personalizado, quando recebermos uma notificação da Shopee, seguiremos de acordo com o nosso fluxo de status, que funciona da seguinte forma:

  1. A ENVIAR: até o pedido receber a data de envio;

  2. ENVIADO: quando o pedido possui a data de envio preenchida;

  3. FINALIZADO: quando o pedido foi entregue ao destinatário.

🚨 Atenção: Ainda não possuímos integração com a emissão de etiquetas pela Tray e nem captura de pedidos sem pagamento.

Sobre Pedidos não Inclusos:

Na aba "Pedidos não inclusos", serão listado pedidos com as seguintes situações: foram aprovados, porém ainda não foram enviados ou entregues, ou então anúncios que não foram relacionados com os produtos da loja:

Remoção de Conta

Agora, você verá como é possível remover a conta da Shopee que está integrada. Para isso, na página da integração, vá em "Conta":

Quando confirmar, você será direcionado ao ambiente da Shopee para desautorizar o aplicativo da Tray.

Após isso, você voltará para a página da integração, onde novamente poderá fazer a integração do mesmo apelido ou até mesmo de um novo.

Boas Vendas! 🚀

Last updated