Integração com a Shopee
Liberada no dia 05/04/202
Estamos muito animados em anunciar que agora estamos integrados com a Shopee, uma das principais plataformas de comércio eletrônico do mundo.
Com uma ampla variedade de produtos, desde eletrônicos e roupas até produtos de beleza e alimentos, com essa integração, agora você poderá promover os seus produtos na Shopee com facilidade, aumentar as suas vendas e alcançar um público ainda maior.
Criação da conta
Antes de entrarmos a fundo nas configurações, é essencial que você já possua uma conta tipo vendedor na Shopee. Certifique-se de que seu cadastro esteja completo e tenha sido aprovado. Se você ainda não possui essa conta, acesse este link e clique em "Novo na Shopee? Cadastrar":
Configurando a integração
Com a conta já criada, vamos às configurações.
Em seu Painel Administrativo, no menu lateral clique em "Shopee";
Com a sua conta de vendedor já criada, você será direcionado para a tela inicial da integração. Observe que são exibidos todos os recursos que estão disponíveis e os que ainda estão por vir. Leia com atenção, e clique em "Começar";
Note que são disponibilizados alguns links na integração. São informações importantes e que você deve saber para ativar a integração. Clique em "Avançar":
Na próxima etapa deveremos autenticar a sua conta da Shopee. Habilite também a opção "Concordo com os termos de integração disponíveis no meu plano". Para saber mais sobre esses termos, acesse este link. Clique em "Realizar autenticação":
A seguir, você será direcionado ao ambiente da Shopee, onde basicamente deverá preencher os dados da sua conta tipo vendedor. Após isso, clique em "Log In":
🚨 Atenção: Atualmente é permitido somente a integração de um único apelido por loja. Já estamos viabilizando uma configuração para que futuramente você possa adicionar multi-apelidos.
Um código será encaminhado para o seu número de celular. Preencha o campo corretamente e faça a confirmação. Para isso, clique em "Verify":
Autorizando e Autenticando a Integração
Agora é hora de autorizar a Tray a ter acesso a sua conta na Shopee. Teremos acesso aos seus produtos, pedidos, informações de transações e informações relacionadas a promoções de sua loja.
Clique em "Autorizar essa Integradora/ERP":
Com a autenticação já realizada, poderemos seguir para o próximo passo. Clique em "Avançar":
Relacionando os Anúncios
Agora o sistema buscará os seus anúncios dentro da Shopee. Após a barra de progresso atingir os 100%, clique em "Avançar":
Por fim, vamos à última etapa: o Relacionamento de Anúncios. Esse procedimento visa relacionar os seus anúncios com os produtos da sua loja. É através deste processo que você conseguirá administrar seus anúncios e pedidos através da Tray, clique em "Relacionar Anúncios":
🚨 Pontos de Atenção:
Sobre os anúncios com variações:
Neste momento, ainda não é possível relacionar anúncios com Kit de Produtos;
O relacionamento pode ser feito com produtos simples ou produtos compostos, isso é, com variações;
Por ora, essa integração não possibilita a importação do anúncio da Shopee como um produto novo na Tray, ou seja, criar produtos na Tray com base nos anúncios da Shopee.
O produto da loja obrigatoriamente deverá ter a mesma quantidade de variações ou mais que o anúncio. Se não tiver, uma alerta será exibida na tela com as orientações necessárias;
Se o anúncio tiver uma única variação só no marketplace, o relacionamento apenas poderá ser feito com o produto PAI.
Em seguida, uma modal aparecerá. Nela, basicamente você escolherá o produto que você deseja relacionar ao anúncio. Após isso, clique em "Selecionar". Observe que é possível procurar por código, produto ou referência do item em questão:
Em seguida, uma outra modal será exibida para que você confirme o relacionamento do anúncio com o produto da loja. Clique em "Relacionar anúncio":
Pronto! O relacionamento já estará feito e você conseguirá administrar seus anúncios através do painel da Tray.
Sobre a Sincronização de Anúncios:
Agora veremos as sincronizações que fazemos e que não fazemos até então com o anúncio que já está relacionado:
✅ Sincronizações que Fazemos:
1. Sincronização de Preço igual da loja:
O mesmo preço do produto será refletido na Shopee;
Neste momento, não existe o preço "de-por", isso por limitação do próprio marketplace;
Em caso de produtos com promoções, enviaremos o preço em promoção;
Caso comece ou termine uma promoção, o preço do anúncio será atualizado;
Cada variação com um preço.
2. Sincronização de Status conforme a loja.
3. Sincronização de Estoque conforme a loja.
❌ Sincronizações que Não Fazemos:
1. Imagens e Vídeos;
2. Ficha Técnica da Loja;
3. Prazo de Disponibilidade;
4. Descrição;
5. Título;
6. Garantia;
7. Exclusão ou Inclusão de Novas Variações;
8. Peso e Dimensões.
🚨 Atenção: A Calculadora de Preços é um recurso que em breve estará disponível. Com ela, você conseguirá sincronizar os preços da loja com acréscimo na Shopee.
Sobre a Inclusão de Novos Anúncios
O envio de novos anúncios consiste em selecionar os produtos que estão na Tray e realizar o envio para a Shopee.
Abaixo, veja em detalhes esse procedimento:
Na tela da integração, clique em "Incluir anúncios":
Selecione os produtos que deseja enviar:
Clique em "Avançar" no fim da página e faça as revisões necessárias para que o envio seja feito.
Caso esteja faltando algum dado no anúncio, você verá um alerta de "Correção pendente";
Após a revisão, clique em "Incluir anúncios - Página 1 de 1", também no fim da página.
Os produtos entrarão na fila de publicação e em breve serão criados!
🚨 Atenção: Até o presente momento, não enviamos Kit de produtos, produtos com mais de 50 variações, produtos sem imagens e produtos sem preço.
Sobre a Integração de Pedidos
Existem algumas regras quanto a integração de pedidos. Veremos abaixo todas elas:
Apenas integramos pedidos cuja data de criação deles na Shopee sejam posteriores à data de inclusão do apelido;
Apenas serão integrados pedidos que foram pagos;
Fazemos o envio da Nota Fiscal da Tray para a Shopee. Basta adicionar a nota dentro da Tray;
Fazemos a captura da Nota Fiscal da Shopee para a Tray apenas se inserido direto no marketplace;
Realizamos a captura do rastreio diretamente da Shopee;
Fazemos a captura da data de envio do pedido direto na Shopee;
A atualização de status se dá conforme a Shopee, então, caso você coloque um outro status, mesmo que personalizado, quando recebermos uma notificação da Shopee, seguiremos de acordo com o nosso fluxo de status, que funciona da seguinte forma:
A ENVIAR: até o pedido receber a data de envio;
ENVIADO: quando o pedido possui a data de envio preenchida;
FINALIZADO: quando o pedido foi entregue ao destinatário.
🚨 Atenção: Ainda não possuímos integração com a emissão de etiquetas pela Tray e nem captura de pedidos sem pagamento.
Sobre Pedidos não Inclusos:
Na aba "Pedidos não inclusos", serão listado pedidos com as seguintes situações: foram aprovados, porém ainda não foram enviados ou entregues, ou então anúncios que não foram relacionados com os produtos da loja:
Remoção de Conta
Agora, você verá como é possível remover a conta da Shopee que está integrada. Para isso, na página da integração, vá em "Conta":
Quando confirmar, você será direcionado ao ambiente da Shopee para desautorizar o aplicativo da Tray.
Após isso, você voltará para a página da integração, onde novamente poderá fazer a integração do mesmo apelido ou até mesmo de um novo.
Boas Vendas! 🚀
Last updated