Frete Fácil: Atualização do Preço na Contingência dos Correios

Publicado dia 13/09/2022

Contexto

A cotação de envios de pedidos nas lojas normalmente utiliza uma API dos Correios para mostrar o preço e o prazo médio de envio para as diversas localidades do país. Contudo, para um plano B, caso esta API retorne sem resposta (time out) a Tray desenvolveu uma contingência.

Trocando em miúdos, toda vez que uma requisição de frete na API não retorna com valores, automaticamente, acionamos essa contingência que é um código próprio utilizando tabelas fornecidas com um consultor externo que usa uma lógica próxima à dos Correios, garantindo que nossos lojistas não deixem de fechar suas vendas.

Através dos inputs de: peso do pacote, dimensões, CEP de origem e CEP de destino; recebe-se de output o preço e o prazo daquele envio.

Os correios mudam com periodicidade suas regras de negócio, seja as tabelas de preço, serviços e faixas de CEP. Nesta entrega, fizemos a atualização das tabelas e do output de preço, deixando-a o mais próxima possível da API dos Correios. Esta atividade parece trivial, mas estamos falando de tabelas gigantescas com um grande volume de dados, filtros e etc..

Com a ajuda de um consultor externo (SISFRETE) conseguimos construir uma lógica que se adapta às novas regras dos Correios e replicar dados assertivos seja para lojistas que possuam contratos próprios ou àqueles que utilizam a nossa cotação. Tudo isto para garantir que os lojistas não deixem de vender.

Próximos passos

Estamos aguardando o consultor externos nos passar a nova regra do output prazo, que teve mudanças substanciais para que possamos adaptar.

Como já estamos no final do Q3, possivelmente essa implementação deve vir em Q4/2022. Contudo, a principal dor que é cotar corretamente o preço dos envios (que poderia gerar prejuízo ao lojista) foi coberto com essa atualização.

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