Novidades
Search
K

(Beta) Google Analytics 4 Nativo

Publicado dia 19/09/2022

Contexto

Como já sabemos, o Google Analytics é uma ferramenta que possibilita o monitoramento e análise de páginas web e apps mobile, que é muito utilizada por lojistas.
Com uma nova versão, o Google Analytics 4 (GA4), de acordo com o próprio Google, tende a ser a nova ferramenta de Analytics do Google para páginas Web e Aplicativos. Isso porque a versão Universal Analytics já não é mais suficiente para coletar e mensurar a jornada de compra e experiência do usuário. Por exemplo: temos usuários que iniciam o processo de compra em uma página Web e finaliza a compra em um aplicativo, ou vice-versa.
Além disso, outra mudança importante é que o GA4 é totalmente baseado em eventos, ou seja, anteriormente as visualizações de páginas, sessões de páginas e outras métricas, não eram eventos no GA Universal Analytics. Já agora a visualização de página se tornou um evento chamado "page_view".
Um ponto importante, é que o Google no dia 23 de julho de 2023, irá descontinuar a versão UA do GA. Nesse sentido, estamos adequando a plataforma para nova versão do GA.

Premissas Assumidas

O nosso objetivo é trazer uma primeira compatibilização de forma nativa do GA4 para nossos lojistas, ou seja, o foco aqui é que o lojista apenas configure o código do GA4 no painel administrativo e já passe a ter dados de eventos enviados para o GA4.
A ideia é trazer uma solução inicial, bem parecida com o que entregamos no GA UA hoje.

O que foi Compatibilizado até Agora

A princípio, compatibilizamos os eventos coletados automaticamente e também parte dos eventos recomendados pelo Google para e-commerce. São eventos que dão uma visualização inicial das vendas dos lojistas, receita, visualização de carrinho e funil de checkout. Abaixo você verá a relação dos eventos e em quais momentos eles são acionados.
  • Eventos coletados automaticamente: considerados eventos básicos, eles são coletados automaticamente só pelo fato de carregar o script do GA4 na página deles, você pode consultá-los aqui.
  • Eventos Recomendados: o Google disponibiliza para compatibilização em código os eventos que eles nomeiam como recomendados. Esses eventos são aqueles que são categorizados por tipos de site/apps (Vendas online, Jogos, Blogs, etc.), e também nos dão uma estrutura pronta de como enviá-los ao GA4. Nesse link você consulta a relação dos eventos que serão disponibilizados e também os que não serão disponibilizados nesse Beta.
A documentação completa do que fizemos nesse primeiro momento, você pode encontrar aqui.

O que acontece agora?

Iremos disponibilizar o beta do GA4 para ser ativo via "Recursos Beta", no dia 16/09/2022 foi ativo para todas as lojas de colaboradores Tray, são as lojas de colaboradores e lojas de testes.
Dia 20/09/2022, estaremos disponibilizando para os lojistas ativarem via "Recursos Beta" no próprio Menu do Admin.

Próximos passos

Para o futuro, essa entrega nos dará subsídios e feedbacks para entendermos quais serão os próximos eventos a serem compatibilizados que trarão valor ao nosso lojista.